The Strain, romance vampiresco de Guillermo del Toro


Fãs de vampiros atraentes como Edward Cullen, o galã da série Crepúsculo, de Stephenie Meyer, não vão querer ter um encontro com os vampiros de The Strain.

O diretor e roteirista Guillermo del Toro, que já assumiu seu amor pelo gênero fantástico em sucessos que incluem filmes como O Labirinto do Fauno, Hellboy e Hellboy 2: O Exército Dourado, agora está soltando sua imaginação sobre os vampiros em seu primeiro romance.

The Strain (William Morrow, US$ 26,99), escrito por del Toro e pelo autor de suspense Chuck Hogan (The Prince of Thieves), chegou às lojas (nos Estados Unidos) no último dia 2.

“Romance é uma parte legítima da história”, diz del Toro, 44, em entrevista por telefone, de Wellington, na Nova Zelândia, onde está em fase de pré-produção dos dois filmes da adaptação do livro O Hobbit, de J. R.R Tolkien. (As filmagens têm previsão para começar em 2010).

“Como leitor, eu estou ansioso pelos aspectos virulentos”, ele conta. A visão de del Toro sobre os mortos-vivos é obscura, sangrenta e concretamente grotesca. Seus vampiros perseguem as vítimas nos lugares mais seguros: nas ruas de Manhattan, na cozinha da família e nos quintais do subúrbio. O livro começa em uma noite de setembro de 2010. Um avião pousa no aeroporto JFK em Nova York e, imediatamente, é carbonizado. O resgate da tripulação corta caminho até a cabine e faz uma chocante descoberta sobre os passageiros e a tripulação.

A premissa de The Strain é baseada na convicção de que os vampiros sempre estiveram entre nós e que uma série de eventos levou alguns deles a espalhar seus “vírus” para os humanos. O romance surgiu a partir de uma ideia que del Toro teve para uma minissérie de TV a cabo. Quando o roteiro foi rejeitado por ser caracterizado como sério demais, o diretor mexicano foi atrás de encontrar um escritor para colaborar com ele e transformar seu conceito em livro. “Eu li muitos romances à procura do parceiro perfeito e fui realmente cativado pela noção especial de ritmo do Chuck, que é muito cinemática”, comenta sobre Hogan.

Del Toro, que é fascinado por vampiros desde sua infância no México, diz que espera “reinventar toda a mitologia vampiresca” através de The Strain e as duas seqüências, The Fall (planejado para 2010) e The Night Eternal (2011).

Será que haverá uma versão para o cinema no futuro? Somente, afirma ele, se for uma série para a televisão a cabo. “Eu adoraria reformular e reinventar o livro, mas gostaria que se tornasse o que eu sempre quis para ele desde o começo.”

G1(globo)

Mais uma série vampiresca chegou ao mercado,será que fará tanto sucesso quanto Crepúsculo?

1 comentários:

Dario disse...

Crepúsculo, na minha ignorância, não pode nem ser comparado com grandes livros de histórias de vampiros, criativas e originais, totalmente diferentes desse lixo hospitalar de Stephenie Meyer. Adoro o trabalho do Guillermo del Toro, vou conferir esse livro. Seu blog dá sugestões ótimas e adorei o jeito que você escreve, parabéns! Estou seguindo aqui! ^^