Essa é uma dúvida que gera bastante discussão: "Qual saga é melhor, O Senhor dos Anéis ou Harry Potter?". Com certeza os dois livros são renomados e são clássicos da literatura. Nesse post não iremos dizer que O Senhor dos Anéis é melhor que Harry Potter, ou o contrário, mas apenas listar os prós e contras de cada saga literária. Vamos começar com O Senhor dos Anéis:
*Prós:
-O universo bastante abrangente e completo criado por J.R.R.Tolkien faz os leitores acreditarem que há realmente um universo paralelo(A Terra-Média), e não ficarem com dúvidas a respeito de determinado acontecimento ou lugar;
-Os mapas do livro facilitam na hora de o leitor imaginar o ambiente do livro;
-A criação de uma linguagem própria para os diferentes povos da Terra-Média reforça a ideia de complexidade do livro;
-A inserção de diferentes tipos de pessoas com habilidades diferentes, provocando uma versatilidade de poderes e armas;
-A história é bastante profunda em relação aos sentimentos dos personagens, mostrando os seus pensamentos, seus planos e seus medos.
-Mistura vários tipos de gêneros, atraindo um grande público.
*Contras:
-A saga, embora completo e abrangente, é muito curto, algo notado inclusive por Tolkien: "(...)O livro é curto demais.";
-Muitas vezes o livro prioriza mais a descrição dos lugares, dos personagens e seus pensamentos do que a própria "cena" ou "ação" em si;
-A complexidade da linguagem pode atrapalhar um pouco a compreensão do livro.
-Em certos momentos do livro, a história se desenrola devagar.
Agora iremos analisar Harry Potter:
*Prós:
-O livro é bastante dinâmico, prendendo a atenção do leitor;
-A linguagem é simples, facilitando a leitura do texto;
-A saga é grande, mas mesmo assim se desenrola rápido;
-Não tem um gênero próprio, atraindo vários tipo de público.
*Contras:
-O livro trata algumas cenas de forma superficial, o que diexa algumas dúvidas sobre os acontecimentos ocorridos;
-Os lugares não são variados, se tornando repetitivos (com exceção de "As Relíquias da Morte");
-Embora haja diferentes "espécies" (Centauros, acromântulas), elas não têm muito destaque, destacando quase somente os bruxos, ao contrário de "O Senhor dos Anéis", onde embora a personagem principal seja o hobbit Frodo Bolseiro, as outras raças, como a dos homens também têm um grande destaque (um exemplo disso é Aragorn).
*Prós:
-O universo bastante abrangente e completo criado por J.R.R.Tolkien faz os leitores acreditarem que há realmente um universo paralelo(A Terra-Média), e não ficarem com dúvidas a respeito de determinado acontecimento ou lugar;
-Os mapas do livro facilitam na hora de o leitor imaginar o ambiente do livro;
-A criação de uma linguagem própria para os diferentes povos da Terra-Média reforça a ideia de complexidade do livro;
-A inserção de diferentes tipos de pessoas com habilidades diferentes, provocando uma versatilidade de poderes e armas;
-A história é bastante profunda em relação aos sentimentos dos personagens, mostrando os seus pensamentos, seus planos e seus medos.
-Mistura vários tipos de gêneros, atraindo um grande público.
*Contras:
-A saga, embora completo e abrangente, é muito curto, algo notado inclusive por Tolkien: "(...)O livro é curto demais.";
-Muitas vezes o livro prioriza mais a descrição dos lugares, dos personagens e seus pensamentos do que a própria "cena" ou "ação" em si;
-A complexidade da linguagem pode atrapalhar um pouco a compreensão do livro.
-Em certos momentos do livro, a história se desenrola devagar.
Agora iremos analisar Harry Potter:

*Prós:
-O livro é bastante dinâmico, prendendo a atenção do leitor;
-A linguagem é simples, facilitando a leitura do texto;
-A saga é grande, mas mesmo assim se desenrola rápido;
-Não tem um gênero próprio, atraindo vários tipo de público.
*Contras:
-O livro trata algumas cenas de forma superficial, o que diexa algumas dúvidas sobre os acontecimentos ocorridos;
-Os lugares não são variados, se tornando repetitivos (com exceção de "As Relíquias da Morte");
-Embora haja diferentes "espécies" (Centauros, acromântulas), elas não têm muito destaque, destacando quase somente os bruxos, ao contrário de "O Senhor dos Anéis", onde embora a personagem principal seja o hobbit Frodo Bolseiro, as outras raças, como a dos homens também têm um grande destaque (um exemplo disso é Aragorn).
Aragorn

1 comentários:
HP é melhor...Senhor dos anéis é chato é me dá sono,é detalista demais ;} ps:blog legal
Postar um comentário